Como o processo ECO BIO age sobre óleos, graxas e gorduras?
As gorduras, óleos e graxas pertencem ao grupo dos lipídeos. As bactérias do processo de bioaumento ECO BIO são capazes de completar o ciclo de digestão da matéria orgânica, transformando lipídeos em CO2, H2O e energia. A digestão dos lipídeos segue o ciclo bioquímico onde enzimas denominadas fosfolipases ou lúpases, produzidas pelas bactérias, rompe as ligações químicas dos lipídeos para produzirem vários tipos de ácidos orgânicos, denominados ácidos graxos e um outro composto denominado glicerol, Esses compostos são mais solúveis em água do que os lipídeos, permitindo maior ação das bactérias com sua subsequente capacidade de metabolização. As bactérias podem ainda degradar os ácidos graxos e o glicerol, convertendo em CO2, H2O e energia.
Se já existem bactérias naturais, porque usar ECO BIO?
As bactérias exclusivas de microrganismos anaeróbios facultativos utilizados no processo ECO BIO decompõem com muito maior eficiência os poluentes existentes nos efluentes devido às suas características metabólicas, que são diferentes das bactérias existentes normalmente nos efluentes.
Como o Processo ECO BIO eliminam odores?
A decomposição de matéria orgânica pode gerar gases com odores desagradáveis. Em alguns processos o ciclo do enxofre gera como produto final o sulfeto de hidrogênio (H2S), cujo odor é muito desagradável e cuja toxidade é alta, mesmo em baixas concentrações. Nos processos anaeróbios geralmente conhecidos, tem-se como resultado da ação microbiana a produção de gás metano (CH4) por bactérias do tipo metanogênico, com os odores característicos. As bactérias do processo ECO BIO geram como resultado do seu metabolismo, dióxido de carbono (CO2), água e energia, gerando um benefício substancial no controle de odores nocivos. As bactérias do processo ECO BIO competem com as bactérias naturais do efluente por substratos, entre os quais o sulfato. Ao se estabelecer a predominância ecológica com a bioacumulação do processo ECO BIO, consegue-se a degradação destes substratos com redução de produção de gases nocivos.
Como o Processo ECO BIO age sobre proteínas?
Muitos despejos orgânicos, como aqueles resultantes do processamento de bovinos, suinos e aves, são ricos em proteínas. As mesmas são degradáveis através de enzimas denominadas proteases, sendo convertidas em pequenos polímeros denominados peptídios ou aminoácidos propriamente ditos. Cepas dos produtos ECO BIO metabolizam esses compostos para constituir suas próprias proteínas.
Como age o processo ECO BIO sobre carboidratos?
Os grãos de cereais e seus derivados contêm polímeros denominados amidos. O Amido é normalmente uma cadeia composta de moléculas de glicose. Esses polímeros podem ser fragmentados por enzimas (amilases), sendo convertidos em glicose ou maltose, que são rapidamente degradados com alta eficiência por cepas selecionadas do processo ECO BIO.
Qual a ação do processo ECO BIO sobre os resíduos tóxicos / perigosos?
Microrganismos utilizam vários caminhos metabólicos para degradar resíduos tóxicos / perigosos. O objetivo do processo ECO BIO é degradar o resíduo tóxico até que o poluente possa ser utilizado por microrganismos nas reações produtoras de energia das células.
O processo ECO BIO é capaz de reduzir o acúmulo de lodo?
Sim. Algumas das cepas usadas no processo ECO BIO são vorazes em seu apetite por lodo orgânico.
Quais são os subprodutos do processo ECO BIO?
As bactérias são adicionadas diariamente através água mornas, manualmente ou através do processo de lixiviação no caso dos produtos ECO BIO.
Como as bactérias são adicionadas ao sistema?
Por que há necessidade de manter a dosagem contínua?
Por causa do fluxo contínuo de entrada de efluentes em um sistema de tratamento, muitas bactérias são carregadas para fora (lavagem do sistema). Além disso, bactérias normalmente existentes no efluente estão sempre entrando no sistema. A dosagem contínua com o processo ECO BIO garante a dominância de microrganismos desejáveis e repõe os que são levados para fora do sistema. A reprodução natural das bactérias não é suficiente para garantir a dominância do ecosistema.
Existe algum perigo relacionado com o uso do processo ECO BIO ou qualquer problema no manuseio ou armazenamento dos produtos contendo as cepas?
Nehum. Devido à segurança e simplicidade no manuseio, o processo ECO BIO não requer preucauções, roupas especiais, transporte ou equipamento especial.